O portal Economia SC traz nesta semana uma reportagem de Diego de Souza sobre as redes sociais e o twitter. Assim como as empresas ainda têm dúvidas de como ganhar dinheiro usando a internet, elas não têm mais nenhuma incerteza em admitir o poder da rede mundial de computadores. A questão é que esta ferramenta pode ser usada para boas ações de marketing ou para reclamações de consumidores insatisfeitos, e esta última opção pode "arranhar" a imagem das empresas.
Para profissionalizar o trabalho nas redes sociais, empresas estão terceirizando sua administração."As pessoas que utilizam essas mídias são mais críticas que a média e não são muito complacentes com as empresas. Tem que ser um trabalho bem feito", declara o professor de planejamento e marketing da Universidade Mackenzie, Marcos Morita.
O analista de marketing da dBrain, Geraldo Franca, acredita que mesmo não tendo grandes prejuízos a curto prazo é necessário que as empresas atendam melhor os clientes e se importem mais com a reputação na web. "Deve-se realizar constantes estudos e análises sobre o que se fala da marca na internet para identificar e apontar melhorias para a imagem da corporação."
Franca ainda lembra que o consumidor não precisa de empresas perfeitas, mas sim dispostas a ouvi-lo - independente do canal de comunicação que seja utilizado para resolver seus problemas com agilidade e respeito. "Lembre-se que crise também significa oportunidade".
Leia a reportagem completa neste link.
Neste artigo, veja também como as antigas reclamações com baixo impacto social, como cartas ou ligações ao serviço de atendimento, estão se tornando coisa do passado. Agora, a grande arma do consumidor é o clique.
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