quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Inadimplência tem maior crescimento anual desde 2002

Notícia do Terra de ontem: a inadimplência dos brasileiros em janeiro registrou alta de 24,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, o maior crescimento anual desde julho de 2002, segundo o indicador de inadimplência do consumidor da Serasa Experian. Apesar da alta anual, a relação entre janeiro deste ano e dezembro do ano passado, apresentou retração de 3,3%.

Segundo a Serasa, o crescimento acentuado da inadimplência é resultado da expansão do endividamento dos consumidores. No entanto, o recuo registrado entre janeiro e dezembro mostra que a inadimplência do consumidor não tem mais a mesma aceleração dos meses anteriores. O índice chegou a registrar oito altas mensais seguidas entre maio e dezembro de 2010.

Os cheques sem fundos foram os principais responsáveis na melhora do índice em janeiro quando comparado com o mês anterior, com queda de 13,4% e contribuição de 1,7%. A inadimplência não bancária, as dívidas com os bancos e os títulos protestados também contribuíram com 0,6%, 0,8% e 0,2%, respectivamente, para o recuo do indicador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário