quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A era da incerteza

Compartilho com vocês hoje uma entrevista muito esclarecedora publicada pela revista Veja no final do ano passado, com o economista americano Jim Collins, guru dos maiores empresários do mundo - ele cobra 60 mil dólares por uma palestra de 45 minutos.

Nessa entrevista, Collins analisa a instabilidade atual, por conta da globalização em todos os aspectos. Ele compara os empresários brasileiros aos americanos dizendo que, aqui, estamos mais adaptados às incertezas e lidamos bem com um ambiente instável, sabemos reagir diante do imprevisto. Enquanto isso, os americanos, ficam paralisados diante de situações que exigem reações rápidas.

Entre os países do Bric, Collins destaca o Brasil e a Índia como grandes oportunidades de negócios.

Ao comparar o empreendedorismo dos norte americanos e dos brasileiros, o economista afirma que, se o Brasil quisesse reproduzir esse espírito empreendedor dos EUA, deveria eliminar todo obstáculo para quem quisesse começar uma empresa. “Não pode haver papelada, burocracia, licença, coisas que atrapalham”, diz ele.

Jim Collins também ressalta como duas qualidades importantes para os empreendedores: autoconfiança e humildade. A entrevista ainda fala sobre criatividade, liderança, disciplina,  entre outros aspectos importantes para a vida e a carreira de um empresário de sucesso. Vale à pena ler a entrevista completa, por isso, deixo aqui o link para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário