terça-feira, 29 de março de 2011

Pequenas e médias podem fornecer 50% das peças utilizadas em navios

Li nesta semana no site da FIESC a notícia sobre as empresas brasileiras de pequeno e médio portes que podem fornecer 50% das peças utilizadas na construção de navios usados para a exploração de petróleo e gás.

O superintendente de tecnologia da ONIP, Aluízio Nóbrega, afirmou que um dos obstáculos ao desenvolvimento das pequenas e médias como fornecedoras desse segmento são as certificações internacionais, que tem um custo elevado. Segundo ele, já está se buscando apoio do governo para garantir recursos para as certificações, assim como já ocorre com os investimentos para pesquisa e desenvolvimento do setor.  

Os concorrentes do Brasil nessa área são empresas asiáticas. Os grandes estaleiros e fornecedores são da China, Japão e Coréia. O gerente executivo de logística da Petrobras, Ricardo Albuquerque, falou que o plano estratégico da empresa prevê investimentos de US$ 224 bilhões até 2014. Desse total, US$ 120 bilhões são para a área de produção e exploração de petróleo e gás.

Hoje, há 240 em operação. Já há um processo de licitação em andamento para a contratação de 146 embarcações. Os contratos com empresas internacionais precisam, por lei, ser revistos anualmente.

As empresas interessadas em fornecer produtos para o setor devem participar das rodadas de negócios que serão realizadas nesta quinta-feira, dia 24, das 8 horas às 12 horas. Os encontros de negócios vão ocorrer na sede da FIESC, em Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3231-4302.

Para ler a matéria na íntegra acesse o site da FIESC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário