quarta-feira, 2 de março de 2011

Por que o preço do algodão não vai baixar

Compartilho com vocês a notícia que explica por que os preços do algodão - que têm apresentado a mais fantástica alta da história – não vão baixar. Enquanto os preços estão acima de seu recorde de 157,23, a alta permanecerá forte e aquecida em 2012, com grandes possibilidades de se manter em 2013. A nova safra de dezembro de 2011 continuará acima do patamar de um dólar.

Com o aumento da produção de grãos (para ração e alimentação), o algodão sofreu uma queda no plantio, no ano de 2005. Com o passar dos anos, as fontes continuaram a se esgotar, enquanto o mercado utilizava - de forma exagerada – o produto. Com este panorama, a lei da oferta e da procura impera e acontece a alta do algodão.

Isso é o que provoca o overprice no algodão. Outro ponto a ser considerado é que a  oferta mundial de algodão não se recompõe em um ano, como também o estoque de oleaginosas e grãos como estão hoje. O algodão está agora em um ciclo competitivo de plantio e permanecerá assim por, no mínimo, dois anos e especificamente até todas as comodities se recomporem.

O próximo passo será a utilização de novas áreas para produção – o que tem de sobra. Isso levará de cinco a dez anos. Enquanto isso o algodão continuará seu ciclo de alta e ainda veremos por vários meses a escalada mágica de seu preço em dólar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário