segunda-feira, 4 de abril de 2011

SC espera para dia 12 de abril cronograma definitivo da BR-101 Sul

Compartilho com vocês a informação da FIESC sobre o cronograma definitivo para o término das obras do trecho Sul da BR-101 que nosso estado irá conhecer no dia 12 de abril. A informação foi dada pelo presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado federal Edinho Bez, que participou da audiência pública que debateu a morosidade das obras do trecho Sul, além da situação da BR-470 e a construção do anel viário da Grande Florianópolis. Na audiência, realizada nesta semana na Assembléia Legislativa, a FIESC apresentou os estudos que mostram a situação das obras da BR 101 Sul e BR 101 Norte.

Com a participação de parlamentares estaduais e federais e de moradores de Tubarão, Criciúma e Palhoça na audiência, a Comissão de Transportes e Movimento Urbano da Alesc, presidida pelo deputado Valmir Comin, definiu que vai encaminhar ao Ministério dos Transportes um ofício repudiando a ausência do DNIT no debate. No fechamento da reunião ficou acordado que após o anúncio do dia 12 serão criadas comissões políticas com a participação de representantes das regiões para acompanhar o andamento das obras dos trechos Sul e Norte. Também será realizado um pedido para suspender a cobrança do pedágio em Palhoça até que sejam concluídas as obras.

Segundo levantamento realizado pela FIESC em dezembro, as obras do trecho Sul da BR 101 não ficarão prontas antes do segundo semestre de 2015. A entidade já realizou três estudos sobre o andamento das obras e considera tanto as etapas em fase de execução, quanto obras que ainda não foram contratadas, mas que são indispensáveis para a conclusão da duplicação.
 
Em relação ao trecho Norte da BR 101, o estudo mostra que os investimentos realizados pela empresa que tem a concessão são desproporcionais à arrecadação realizada nas praças de pedágio de Santa Catarina. O trecho entre Palhoça e Curitiba tem 382,3 quilômetros, sendo que 270,2 quilômetros ficam em Santa Catarina (BR 101). Das cinco praças de pedágio do trecho, quatro estão em território catarinense, mas o estado vem sendo prejudicado pela ampliação do prazo para o início de obras importantes, enquanto que no Paraná (BR 376), que tem apenas uma praça, os trabalhos estão sendo executados.

Fonte: FIESC

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