segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saiba como economizar no banquete

Confira a matéria abaixo, publicada pelo Jornal de Santa Catarina, e saiba como economizar em sua Ceia de Natal.

Com os preços variando de um estabelecimento para outro, dicas como a do economista Pedro Paulo Hugo Wilhelm, professor da Furb e coordenador da aferição mensal do Índice de Variação Geral dos Preços (IVGP), são muito válidas, uma vez que o assunto é controlar o orçamento de final de ano e iniciar 2012 com mais tranquilidade.

Saiba como economizar no banquete

Preços dos produtos chegam a triplicar de um supermercado para o outro.

BLUMENAU - Gerenciar o orçamento doméstico no fim do ano é uma tarefa difícil. O 13º salário e as férias dão ânimo à conta bancária. Em compensação, os presentes de Natal, a ceia, os passeios com a família e os impostos que batem à porta logo no início de 2012 junto com a lista de material escolar deixa à míngua qualquer saldo que tenha um sinal positivo na frente. Planejamento e pesquisa são as palavras chaves para terminar o ano no azul. Para ajudar nesta tarefa, o Santa percorreu sete supermercados de Blumenau para pesquisar preços de 18 itens mais comuns no jantar do dia 24 de dezembro. De um lugar para outro, a diferença de preços quase triplicou, dependendo do produto.

O levantamento, feito quarta-feira e ontem, considerou os preços mais baixos de cada produto disponível nas prateleiras, independente da marca. Por conta da diferença de quantidade que cada marca dispõe nas embalagens, foram calculados os preços por quilo ou litro. Do total de itens pesquisados, as nozes tiveram a maior diferença de preço, 231%. Os valores do quilo do pernil suíno variaram 160%. As menores diferenças ficaram com as duas aves tradicionais da ceia de Natal. O chester e o peru tiveram variação de 20,7% e 21%, respectivamente, nos preços. No somatório total das compras o Fort Atacadista teve o valor mais baixo (R$ 284,06). A diferença entre os totais foi de 21%.

O economista, professor da Furb e coordenador da aferição mensal do Índice de Variação Geral dos Preços (IVGP), Pedro Paulo Hugo Wilhelm explica que é importante incorporar alguns cuidados na rotina de ir às compras no mercado. Wilhelm considera que o principal deles é ter referências de preços dos produtos. O ideal é pesquisar ao menos em um lugar antes de comprar, assim fica mais fácil saber se o quilo do peru que se pretende comprar, por exemplo, está fora da média. Ter em mente a lista de compras e estabelecer um limite de gasto também ajudam a controlar os gastos.

– As pessoas também devem se recusar a comprar produtos de determinadas marcas que, por causa da época de maior procura, ficam caros demais. O ideal é trocar de marca, comprar um similar mais em conta ou ainda ir a outro mercado – aconselha Wilhelm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário