segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mercado diminui previsão de crescimento do PIB pela quarta semana

A projeção de analistas do mercado financeiro para o crescimento da economia este ano caiu pela segunda semana seguida, e pela quarta no ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 3,84% para 3,79%. 

Para 2012, também foi reduzida a estimativa, de 4% para 3,9%. A informação consta do boletim Focus, pesquisa semanal feita pelo BC com base em projeções para os principais indicadores da economia.

A estimativa para o crescimento da produção industrial, neste ano, permanece em 2,96%. Para 2012, a projeção caiu de 4,34% para 4,3%.

Os especialistas  do mercado financeiro esperam por manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 12,50% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para esta semana. A expectativa é que a taxa seja mantida nesse patamar até o final do ano.
 
A previsão dos analistas para a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), este ano, subiu pela segunda semana seguida, de 6,28% para 6,31%. 

Para 2012, a estimativa foi mantida em 5,20%. As projeções para o IPCA em 2011 e no próximo ano estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas dentro do limite superior de 6,5%.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário