terça-feira, 23 de agosto de 2011

Intenção de consumo das famílias catarinenses sobe 2,4% em agosto

Notícia boa para nossa economia publicada no portal Economia SC.

O índice que mede todos os meses a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Santa Catarina apresentou elevação de 2,4% em agosto com relação a julho, passando de 132 pontos para os atuais 135,2 pontos. Divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio) e Confederação Nacional do Comércio (CNC), o levantamento antecipa o potencial das vendas do comércio.

Os entrevistados também foram questionados sobre a situação de emprego e renda que registraram crescimento mensal de 3,4% e 4,1%, respectivamente. A maioria (47,9%), afirmou que se sentia mais seguro em agosto desse ano do que no mesmo período de 2010.

Com relação à renda atual, o que leva ao alto índice encontrado é o fato de 56% dos entrevistados afirmarem ter uma renda melhor em agosto de 2011 que no mesmo mês de 2010. Segundo a Fecomércio, os resultados positivos estão vinculados ao desempenho favorável do mercado de trabalho no estado, que, segundo os últimos dados divulgados pelo CAGED (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), teve saldo positivo em julho com 3.006 vagas com carteira assinada.

A perspectiva profissional do catarinense foi o único item do ICF que apresentou patamar abaixo dos 100 pontos, indicando uma situação ruim. Na comparação anual, a queda no item foi de 37,1%, passando de 158 pontos em agosto de 2010 para o atual, de 99,4 pontos. Na avaliação da Fecomércio a origem deste dado está na ausência de mão-de-obra qualificada percebida hoje na economia brasileira e catarinense, que leva a um sentimento de insatisfação em relação à perspectiva profissional. Para a maioria (45,3%) a perspectiva profissional é negativa, e 44,7% dos entrevistados acreditam que o futuro profissional é positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário