terça-feira, 29 de novembro de 2011

Emprego na indústria tem queda em outubro

Notícia inquietante, porém, que não pode passar despercebida. Como havia comentando ontem, precisamos achar um equilíbrio entre a demanda das empresas e a necessidade da população.

Difícil? Pode parecer. Mas nunca saberemos, se não tentarmos.

Confira abaixo os últimos dados do desemprego industrial, retirados do Portal FIESC.
 
Emprego na indústria tem queda em outubro
 
O nível de emprego na indústria catarinense registrou recuo de 0,23% em outubro. O valor representa o fechamento de 513 vagas no grupo de 339 empresas de médio e grande porte pesquisado pela Federação das Indústrias (FIESC). Este é o segundo mês consecutivo de queda no emprego. Dos 19 setores da indústria de transformação pesquisados em outubro, 12 fecharam postos de trabalho.

Em termos percentuais, as quedas mais expressivas foram nos setores outros equipamentos de transporte (-4%), veículos automotores (-1,8%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicação (-1,2%), produtos químicos (-0,6%), alimentos (-0,3%), produtos de madeira (-0,6%) e produtos cerâmicos (-0,3%).

De janeiro a outubro, o resultado é positivo com crescimento de 1,4% (3.120 vagas). A alta no acumulado do ano foi influenciada pelo desempenho dos setores de metalurgia básica (10,7%), produtos alimentícios e bebidas (2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,2%). No ano, entre os setores que registraram as maiores quedas estão produtos têxteis (-5,9%) e produtos de madeira (-3,7%).

De janeiro a outubro de 2010, o aumento de contratações foi superior ao mesmo período de 2011. No ano passado, as indústrias apresentaram um saldo de 11.344 novas contratações, o que significa um crescimento de 5,3% contra 1,4% no acumulado até outubro deste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário