segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Desaceleração econômica afeta intenção de consumo em SC

Infelizmente, com o número de empregos gerados pelo mercado catarinense diminuindo e a falta de qualificação do trabalhador, o estado vem sofrendo com a desaceleração econômica e vem, assim, consumindo menos.
 
O foco da matéria abaixo, retirada do portal Economia SC, está claramente voltado para razões econômicas. Porém, a questão do desemprego que abala o estado também deve ser levada em conta.

Pensem nisso.

Desaceleração econômica afeta intenção de consumo em SC

 
O acesso ao crédito, outro indicador de consumo medido pelo ICF, também apresentou queda mensal de 4,2%.
 
A desaceleração da economia brasileira parece finalmente impactar na intenção de consumo das famílias catarinenses. O Índice de Consumo da Famílias apontou queda de 3,2% em novembro deste ano. Já em comparação ao ano de 2010 o índice teve um crescimento expressivo de 8,7%.
 
O indicador é pesquisado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
 
Ao se analisar o emprego, a renda e o consumo atual, o índice de emprego apresentou crescimento de 2,8% na comparação mensal. Já as outras duas variáveis registraram queda de 4% na renda atual e 13,4% no consumo atual. Este movimento de desaceleração já era registrado desde agosto no restante do País e chega agora à Região Sul.
 
Mercado de trabalho
 
Segundo a Fecomércio, a queda é explicada pela perda de dinamismo no mercado de trabalho catarinense que é verificada todos os meses. De janeiro a outubro deste ano o mercado catarinense gerou 22,1% menos vagas de emprego do que no mesmo período de 2010.
 
O fator mais preocupante é a falta de qualificação do trabalhador. Entretanto, apesar do numero de empregos serem menor, o numero de contratações continua positivo em 2011. Gerando maior consumo.
 
O acesso ao crédito, outro indicador de consumo medido pelo ICF, também apresentou queda mensal de 4,2%. Apesar da queda, o índice continua elevado, o que demonstra que os consumidores catarinenses, mesmo com as medidas macroprudenciais adotadas pelo Banco Central desde o início do ano, ainda estão tendo facilidade no acesso ao crédito.
 
A perspectiva de consumo futura foi outro índice que apresentou tanto queda mensal quanto anual caindo 1,6% mensalmente e 4,3% anualmente, o que também evidencia a desaceleração do mercado de trabalho, fato que na avaliação da Fecomércio, indica um mês de dezembro com crescimento das vendas não tão grande como o de 2010.
 
De acordo com a Federação, não há motivo para o comercio se preocupar. Apesar da baixa do índice, as perspectivas ainda continuam elevadas. Além disso, desde agosto a taxa básica de juros vem caindo e, com a revisão das medidas que facilitam a concessão de crédito, a desaceleração deve estagnar a partir do inicio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário