segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Porto de Itajaí volta a operar nesta segunda-feira (21)

Boa notícia:

Após 25 dias de paralisação, o Porto de Itajaí volta a operar nesta segunda-feira, após um acordo entre as partes envolvidas. Confiram a matéria abaixo, retirada do portal http://www.economiasc.com.br, para mais detalhes. 

Porto de Itajaí volta a operar nesta segunda-feira (21)

No acordo, os conferentes aceitaram redução de 30% no salário, mas exigiram que todos continuassem empregados no regime da CLT. Foto: Divulgação.


Após 25 dias de paralisação, os Conferentes de Carga e Descarga do Porto de Itajaí/SC votaram em Assembleia pelo fim da greve. No acordo, os conferentes aceitaram redução de 30% no salário (hoje em torno de R$ 6.000), mas exigiram que todos continuassem empregados no regime da CLT.

Por quase um mês, os Conferentes paralisaram as operações depois que a empresa arrendatário do Porto Público, a holandesa APM Terminals, não concordou com as exigências do sindicato da categoria, que queria a contratação dos 54 conferentes que trabalhavam em sistema avulso. A empresa queria contratar apenas 24.

Os conferentes são responsáveis por controlar a movimentação das embarcações e ocupam o topo da cadeia produtiva e, por isso, a paralisação da categoria atingiu o trabalho dos outros 800 profissionais do porto, um dos principais do país. Segundo a Assessoria de Imprensa do Porto de Itajaí, somente para a cadeia logística, o prejuízo estimado é de R$ 25 milhões.

O acordo foi selado na manhã do sábado (19), em assembléia da categoria, que teve 40 votos a favor do acordo proposto e nove votos a favor da continuidade da paralisação. As negociações entre as partes foram mediadas pela Autoridade Portuária.

O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, disse que “O término da paralisação impedirá que algumas empresas de navegação, que avaliavam a possibilidade de transferir suas escalas e serviços para outros portos, continuem operando em Itajaí.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário