quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Horário de Verão reduzirá em 0,5% o consumo de energia elétrica em SC

Mesmo este atuando há anos em nossa sociedade, muitos ainda julgam o Horário de Verão uma tática falha e desnecessária quando a questão é a redução de energia elétrica. Penso que, talvez, esta opinião da população não esteja baseada em banalidades ou teimosia, e sim na falta de dados palpáveis. Afinal, muitos prezam pelo resultado final das ações de nosso governo. Sendo assim, aqui vão algumas informações sobre essa medida.

Em vigor desde o dia 16 de outubro no Brasil, o Horário de Verão 2011/2012 permanecerá ativo até a meia-noite do dia 25 de fevereiro de 2012. Percebeu algo de diferente, leitor? É isso mesmo, essa é a edição do Horário de Verão mais longa desde 1985, e ela prevê a redução de 5% na carga do sistema elétrico nacional. Nos últimos dez anos, a ação proporcionou, em média, redução de 4,6% da demanda no horário de maior carga do sistema, chamado horário de ponta.

No ano passado, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), na área de concessão da Celesc, o Horário de Verão apresentou redução de 5% na demanda (150.000 kW) no horário de ponta e de 0,5% no consumo de energia previsto para o período (cerca de 288.000kWh/dia). A redução registrada na demanda foi equivalente a 75% da carga habitual de Florianópolis ou 70% na carga de Blumenau, no horário de ponta.

Por essas e outras, ainda confio nessa iniciativa e aconselho meus amigos a fazerem o mesmo. Pois, de qualquer forma, nem sempre temos à mão o tempo que desejamos para cuidar ou mesmo tentar dar alguma atenção ao planeta e, colaborando com ações como essa estamos, mesmo que indiretamente, fazendo a nossa parte.  

Fonte: www.economiasc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário