sexta-feira, 16 de setembro de 2011

IPI maior para os importados

    Você que tem um carro com peças importadas, fique atento! o IPI para carros com menos de 65% de peças fabricadas no Brasil terá um reajuste de 30 pontos percentuais.

Confira a matéria do Jornal de Santa Catarina:

    As montadoras de veículos que investirem em inovação e usarem uma proporção mínima de componentes nacionais deixarão de pagar Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) mais alto. Quem não cumprir estes requisitos terá o imposto reajustado em 30 pontos percentuais. As medidas foram anunciadas ontem pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.

    O incentivo, que pretende melhorar a competitividade do automóvel brasileiro e estimular a produção dentro do país, vigorará até 31 de dezembro de 2012. Além de automóveis de passeio, o benefício englobará a fabricação de tratores, ônibus, caminhões e veículos comerciais leves. Por causa do regime automotivo comum entre o Brasil e a Argentina, as montadoras que atuam no país vizinho também serão beneficiadas.

    Entre os requisitos estabelecidos para se livrar do aumento do imposto estão o investimento em tecnologia e o uso de 65% de componentes nacionais (do Brasil e da Argentina). As montadoras também terão de executar pelo menos seis de 11 etapas de produção no Brasil. Os veículos fora do Mercosul automaticamente passarão a pagar imposto maior.

Para continuar lendo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário