quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Brasil avança no ranking global

    O Brasil avançou cinco posições no ranking anual de competitividade do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), mas ainda é apenas a 53ª economia mais competitiva do mundo entre 142 países analisados. A organização destaca o mercado consumidor interno e o ambiente sofisticado para negócios como os pontos fortes do país, mas observa que o pouco incentivo à competição, a rigidez das leis trabalhistas e o sistema educacional são áreas de preocupação e prejudicam a posição do país no ranking.

    Ano passado, a economia brasileira havia perdido duas posições, apesar de uma melhoria da avaliação do país nos critérios adotados pelo WEF para formular o ranking, após ter galgado 16 posições entre 2007 e 2009.

    Outros países latino-americanos também registraram melhoras este ano: o México subiu oito posições (para 58º), o Peru ganhou seis (67º), a Bolívia subiu cinco (103º) e o Equador subiu quatro (101º).

    Panamá, Argentina, Barbados e Uruguai também ganharam posições no ranking. O Chile permanece como o país latino-americano mais bem colocado na lista o WEF, na 31ª posição. A Argentina, que subiu duas posições, está em 85º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário