terça-feira, 6 de setembro de 2011

Devemos banir as sacolas plásticas?


     Hoje em dia se fala muito em sustentabilidade, e acredita-se que uma das soluções é a substituição das sacolinhas plásticas pelas ecobags. A reclamação é de que as sacolas plásticas poluem mais, não são descartadas corretamente, e o plástico dificulta a decomposição de produtos nos lixões.
     Em uma reportagem publicada recentemente pelo Santa, o jornal faz uma comparação entre as ecobags e as sacolinhas. Segundo o Jornal, 94% da população ainda utiliza sacolas plásticas, e alguns especialistas apontam como essa sendo uma atitude correta, afirmando que o problema da poluição advém da conscientização (falta dela) e do destino adequado para o lixo. Eles dizem ainda que as      ecobags podem conter tinta, estampa e o cromo, que é um material altamente poluente presente na tinta. Afirmam também que de nada adianta utilizar ecobags e comprar produtos que tenham várias embalagens, umas dentro das outras ou até mesmo não separar o lixo. Segundo o educador ambiental e oceanógrafo da Univali, José Matarezi, o que deveria ser repensado é o consumo como um todo, pois consumimos exageradamente.
    
    Outro ponto a favor das sacolinhas é que elas além de serem utilizadas nos supermercados, ainda podem ser reutilizadas como sacos de lixo em casa. Retirando as sacolas plásticas dos mercados e lojas, elas abarrotariam lixões e aterros, pois só podem ser recicladas para se tornarem novas sacolas ou sacos de lixo. Por fim, nos resta decidir o que é mais importante: banir as sacolas ou conscientizar a população para um consumo mais responsável e destinação correta do seu lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário