sexta-feira, 17 de junho de 2011

Famílias brasileiras estão mais endividadas e arrecadação de tributos federais cresce

Matéria do site da Folha de S. Paulo desta semana, divulga uma pesquisa revelando que as famílias brasileiras estão mais endividadas. A pesquisa é da CNC (Confederação Nacional do Comércio). O nível de endividamento passou de 54% em junho de 2010 para 64,1% em junho deste ano. Em relação a abril, quando o índice ficou em 64,2%, houve estabilidade. O único item em queda apontado pela pesquisa foi o de "compras a prazo" (-0,4%).

Enquanto isso, outra reportagem afirma que a arrecadação de tributos federais cresceu 7,1% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado, e chegou a R$ 71,5 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Receita Federal. Um dos principais tributos que contribuiu para o aumento em relação ao ano passado foi o Imposto de Renda pessoa física, cujo pagamento subiu 57,5% em maio. Segundo a Receita, esse crescimento é resultado de uma maior arrecadação decorrente da tributação sobre o ganho das pessoas com a venda de bens.

No ano, o crescimento real da arrecadação (já descontada a inflação do período) é de 10,7%. De janeiro a maio, o governo federal já recolheu R$ 388 bilhões em impostos e contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário