sexta-feira, 15 de julho de 2011

Segundo a Serasa Experian, entre janeiro e junho, 578 micro e pequenas empresas pediram falência

As falências requeridas e decretadas no primeiro semestre deste ano caíram em relação a igual período do ano passado. Pelo menos para o universo das micro, pequenas e médias empresas brasileiras.

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pela Serasa Experian, entre janeiro e junho de 2011, a Serasa apurou que 578 micro e pequenas empresas pediram falência. No primeiro semestre do ano passado, esse número chegou a 596 - houve um recuo, portanto, de 3%.

Queda mais acentuada foi experimentada pelas médias empresas brasileiras. No primeiro semestre deste ano, 195 delas solicitaram falência. No mesmo período do ano passado, esse número chegou a 223 companhias (queda de 12,5%).

Há recuo, também, nas falências decretadas. No caso das micro e pequenas empresas, foram oficializadas em 2011 a falência de 282 empresas, contra 356 no primeiro semestre do ano passado. Houve, dessa forma, uma queda de 20,78%.

No caso das médias empresas, o desempenho é ainda melhor - foram apenas 20 falências decretadas em 2011 contra 37 em 2010 (queda de 45,94%).

De acordo com comunicado da Serasa Experian, as reduções nas falências requeridas e decretadas têm a ver com o fato de que nos seis primeiros meses do ano passado as empresas brasileiras ainda viviam sob os efeitos da crise global, sobretudo no acesso ao crédito. Segundo os técnicos da entidade, as condições da economia melhoraram no decorrer do ano passado e adentraram 2011.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário